BRASIL

Bolsonaro deve ser submetido a mais um procedimento nesta quarta

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar por um novo procedimento nesta quarta-feira (31/12), véspera de Ano-Novo. Desta vez, está prevista a realização de uma endoscopia, segundo informaram seus médicos na terça-feira (30/12) em boletim médio divulgado após a realização de um reforço no procedimento para amenizar suas crises de soluço.

A endoscopia é um exame usado para observar diretamente o interior do sistema digestivo para, segundo sua equipe médica, avaliação do refluxo gastroesofágico. Se realizada, esta deve ser a quinta intervenção médica pela qual o ex-presidente passará desde que foi internado no hospital DF Star, em Brasília, na última quarta-feira (24/12), na véspera de Natal.

Bolsonaro internado

  • Em 25 de dezembro, no dia seguinte à sua entrada no hospital, Bolsonaro foi submetido à cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral
  • Dois dias depois, em 27 de dezembro, realizou o bloqueio do nervo frênico do lado direito
  • Na segunda-feira (29/12),  foi a vez do bloqueio do nervo frênico do lado direito
  • No dia seguinte, terça-feira (30/12), o ex-presidente, diante da persistência do quadro, foi novamente submetido a intervenção no nervo frênico

O bloqueio do nervo frênico é um procedimento de radiointervenção, com aplicação de anestesia. O efeito do anestésico dura de 12 a 18 horas, segundo os médicos. Após a intervenção, Bolsonaro vai ficar internado para observação e acompanhamento da evolução do quadro.

O procedimento consiste na injeção de anestésico local próximo a nervos específicos para bloquear sinais de dor. No caso de Bolsonaro, ele será usado para interromper temporariamente a função do diafragma e controlar os soluços.

Depois do procedimento realizado na segunda-feira (29/12), os médicos de Bolsonaro falaram à imprensa, relatando que ele teve uma crise de hipertensão após a intervenção médica, mas que seu quadro era estável.

A equipe médica também informou que ele teve 50 episódios de apneia do sono por hora antes da nova cirurgia, realizada na tarde de segunda-feira para melhorar suas crises de soluço e que ele deveria passar por uma endoscopia nesta quarta-feira.

Segundo os médicos, ele passará o Réveillon hospitalizado, com previsão de alta, caso tudo ocorra dentro do esperado, em 1º de janeiro.

Apesar das declarações da equipe médica, nessa terça-feira (30/12) Michelle Bolsonaro informou nas redes sociais que Bolsonaro foi submetido a um novo procedimento cirúrgico para tratar do quadro de soluços. Segundo a ex-primeira-dama, ele passou por um reforço no bloqueio do nervo frênico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo