BRASIL

INSS anuncia o retorno de 2 serviços tão aguardados por aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta segunda-feira (2 de fevereiro) a retomada de serviços após a conclusão de uma atualização nos sistemas previdenciários. A modernização foi conduzida pelo Ministério da Previdência Social em conjunto com a Dataprev, com foco no aumento da estabilidade e da eficiência das plataformas.

Com o fim do período de instabilidades, o aplicativo Meu INSS e a Central de Atendimento 135 voltaram a funcionar normalmente. O simulador de aposentadoria, no entanto, tem previsão de retorno a partir de quarta-feira (4).

A atualização dos sistemas foi motivada por falhas técnicas recorrentes que vinham comprometendo o acesso dos segurados aos serviços. O aumento no volume de acessos às plataformas digitais do INSS reforçou a necessidade de modernização, que também busca preparar a estrutura tecnológica para futuras demandas.

Entre as mudanças implementadas está a conclusão da transferência do último mainframe da Dataprev para uma nova arquitetura tecnológica. Com isso, o tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios foi reduzido de 96 para 48 horas, ampliando a capacidade de resposta do sistema e o atendimento a um maior número de acessos simultâneos.

A nova infraestrutura também prevê melhorias na segurança dos dados, com uma plataforma escalável e distribuída, voltada à maior eficiência operacional e à redução de riscos de falhas técnicas.

Apesar da retomada, o governo informou que podem ocorrer lentidões iniciais devido ao alto volume de acessos, especialmente em serviços que exigem biometria. Equipes técnicas seguem em monitoramento para corrigir eventuais instabilidades. Usuários que tiveram consultas e agendamentos desmarcados durante a manutenção terão prioridade no reagendamento.

Com informações do MIX Conteúdos Digitais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo