BRASIL

Nikolas vota contra a criação do “Gás do Povo”, programa que garante botijão de gás para famílias pobres

A Câmara dos Deputados aprovou na segunda-feira (2) a Medida Provisória que institui o programa Gás do Povo, iniciativa do governo federal que prevê a entrega gratuita de botijões de gás de cozinha de 13 quilos para famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo.

A proposta foi aprovada por ampla maioria, com 415 votos favoráveis, 29 contrários e algumas abstenções. Entre os parlamentares que votaram contra o programa está o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que integrou o grupo minoritário de oposição à medida.

O Gás do Povo deve beneficiar até 15 milhões de famílias, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas, e substitui o atual Auxílio Gás. O novo modelo altera a forma de concessão do benefício, que passa a ser feito por meio da retirada direta do botijão em revendas credenciadas, mediante apresentação do cartão do Bolsa Família, CPF ou código gerado no celular.

Após a aprovação na Câmara, o texto segue para análise do Senado Federal, onde precisa ser votado até o dia 11 de fevereiro para não perder a validade. Como a proposta sofreu alterações durante a tramitação, ainda dependerá de sanção presidencial após a conclusão da análise no Congresso.

Além de Nikolas Ferreira, outros 28 deputados votaram contra a criação do programa, entre eles parlamentares dos partidos PL, Novo, PP, PSDB e União Brasil.

Com informações do Bnews

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo