BRASIL

Sistema do INSS para simulação de aposentadoria é reativado

O simulador de aposentadoria voltou a operar normalmente nesta quarta-feira (4) após um período de instabilidade técnica. A reativação da ferramenta foi realizada pelo Ministério da Previdência Social em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Dataprev, responsável pelo processamento dos dados previdenciários.

O serviço havia sido retirado do ar no fim de semana para a realização de ajustes e atualização tecnológica. Segundo a Previdência Social, os sistemas da Dataprev passaram por um processo de migração para uma infraestrutura mais moderna, com foco na ampliação da segurança e da estabilidade da plataforma.

Gratuito e disponível a qualquer cidadão, o simulador permite estimar o tempo restante para a aposentadoria com base em informações como idade e tempo de contribuição, utilizando dados já registrados nos sistemas do INSS.

A ferramenta também possibilita a simulação de diferentes cenários. O usuário pode alterar informações como idade, sexo e períodos de contribuição ao selecionar o ícone em formato de lápis ao lado dos dados e acionar a opção “Recalcular”.

O INSS informou que os resultados apresentados pelo simulador têm caráter exclusivamente informativo e não garantem a concessão do benefício previdenciário.

O acesso ao simulador pode ser feito pelo site oficial do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para dispositivos com sistemas Android e iOS.

Com informações do A Tarde

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo