Mais de 280 casos de sífilis foram confirmados durante os quatro primeiros dias de Carnaval em Salvador, segundo balanço divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ao todo, mais de 24 mil exames para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram realizados na capital e no interior do estado durante o período festivo.
Nos circuitos Barra e Ondina, foram realizados 16.705 testes, com 22 resultados positivos para HIV, 285 para sífilis, três para hepatite B e 14 para hepatite C. Entre os casos reagentes para sífilis, 68 pessoas iniciaram tratamento imediato no próprio local. As pessoas que testaram positivo para HIV foram encaminhadas para atendimento com médico infectologista.
Além da testagem, a ação distribuiu mais de 715 mil preservativos por meio da campanha #CamisinhaTáNaMão, realizada em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
No interior do estado, em Brumado, foram realizados 3.876 testes em três dias de festa, com 51 casos de sífilis identificados. Nove pessoas iniciaram tratamento no próprio posto de atendimento.
Já em Porto Seguro, também em três dias de evento, foram realizados 3.056 exames, com quatro resultados reagentes para HIV, um para hepatite C e 34 para sífilis. Onze pessoas começaram o tratamento imediato.
De acordo com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, a presença dos serviços de saúde em grandes eventos amplia o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento.
Os postos de testagem seguem funcionando até o dia 17 de fevereiro em Salvador, nos circuitos Barra e Ondina, além de unidades instaladas em Porto Seguro e Brumado. A iniciativa integra as estratégias do governo estadual para ampliar o acesso gratuito, sigiloso e seguro aos serviços de prevenção e cuidado em saúde durante grandes eventos.
Com informações do Acorda Cidade







