O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para a Bahia e outros 17 estados brasileiros devido à previsão de tempestades e chuvas intensas. O aviso é válido até as 10h desta quinta-feira (19).
De acordo com o órgão, o volume de chuva pode alcançar até 100 milímetros por dia, acompanhado de ventos que podem ultrapassar os 100 km/h. As condições elevam o risco de transtornos em diferentes regiões.
Além da Bahia, estão sob alerta Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
Sul e Sudeste concentram maior risco
Segundo o Inmet, a situação é considerada mais crítica na Região Sul e em parte do Sudeste. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo concentram avisos combinados de tempestades e chuvas intensas.
Nessas áreas, há possibilidade de cortes de energia elétrica, descargas elétricas, queda de galhos e árvores em razão dos ventos fortes e alagamentos repentinos em centros urbanos.
Alerta para baixa umidade em outras regiões
Enquanto parte do país enfrenta risco de chuvas intensas, estados como Goiás, Pernambuco e Espírito Santo, além de áreas do Norte e Nordeste, estão sob alerta amarelo para baixa umidade do ar.
O Inmet orienta a população a acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as recomendações dos órgãos de defesa civil em caso de ocorrências relacionadas às condições climáticas.
Com informações do A Tarde







