Um avião da Força Aérea da Bolívia caiu na tarde desta sexta-feira (27) nas proximidades do Aeroporto Internacional de El Alto, na região de La Paz, e deixou ao menos 20 pessoas mortas e outras 30 feridas. A aeronave transportava uma carga de dinheiro em espécie que seria destinada ao Banco Central da Bolívia.
Segundo a imprensa local, após a queda, cédulas ficaram espalhadas pela área do acidente, o que levou policiais a utilizarem gás lacrimogêneo para dispersar pessoas que tentavam recolher o dinheiro. Doze pessoas foram presas.
O presidente do Banco Central, David Iván Espinoza Torrico, informou que o material transportado “não tem valor legal” enquanto não passa pelo processo oficial de circulação. De acordo com a instituição, a carga tinha como destino final os cofres nacionais e estava devidamente embalada para procedimentos de verificação e autorização antes de entrar em circulação.
A aeronave envolvida no acidente era um Lockheed C-130 Hercules, modelo militar utilizado por mais de 60 países. O avião caiu por volta das 18h, no horário local, atingindo uma avenida próxima ao aeroporto.
O comandante do Corpo de Bombeiros Nacional, coronel Pavel Tovar, confirmou as mortes e alertou que o número de vítimas pode aumentar conforme as equipes avancem na remoção dos destroços.
“Entre os veículos envolvidos estavam micro-ônibus, vans particulares e até mesmo um caminhão, todos atingidos quando a aeronave caiu na área. Alguns veículos ficaram completamente destruídos, e entre os destroços, há pessoas mortas”, afirmou o comandante.
Equipes de resgate seguem atuando no local do acidente.
Com informações do Bnews





