A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, nesta quarta-feira (22), o uso do medicamento Mounjaro para o tratamento de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 17 anos.
Produzido pela farmacêutica Eli Lilly, o fármaco é o primeiro da classe de agonistas duplos dos receptores GIP/GLP-1 liberado para essa faixa etária no país. Esse tipo de medicamento é indicado para controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2 e também está associado ao tratamento da obesidade.
A decisão da Anvisa foi baseada nos resultados da fase 3 do estudo clínico internacional SURPASS-PEDS. Os dados apontaram remissão glicêmica — caracterizada pela manutenção de níveis normais de açúcar no sangue por pelo menos três meses — em até 80% dos participantes.
Segundo informações divulgadas pela agência, os testes também registraram redução superior a dois pontos percentuais na hemoglobina glicada, além de diminuição de até 12% no Índice de Massa Corporal (IMC) dos pacientes avaliados.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 213 mil adolescentes diagnosticados com diabetes tipo 2, colocando o país entre os que concentram maior número de casos nessa faixa etária.
Com informações do Bnews





