ECONOMIA

Estudantes já podem renegociar dívidas do Fies com descontos de até 99%

Estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem renegociar os contratos a partir desta quarta-feira (13), por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A medida integra a nova versão do programa Desenrola, lançada pelo governo federal, e pode beneficiar mais de 1 milhão de pessoas, segundo o Ministério da Educação.

Pelas regras, podem aderir estudantes com contratos firmados até 2017, desde que os financiamentos estejam em fase de amortização e com pagamentos iniciados até 4 de maio de 2026. A renegociação estará disponível até 31 de dezembro de 2026.

Os descontos variam conforme o tempo de atraso e o perfil do estudante. Para contratos com atraso entre 90 e 360 dias, haverá abatimento de 100% nos juros e multas, além de desconto de 12% no valor principal para pagamento à vista. Também será possível parcelar a dívida em até 150 vezes.

Já para contratos vencidos há mais de 360 dias, os descontos podem chegar a 77% para estudantes fora do CadÚnico e até 99% para inscritos em programas sociais do governo federal.

Segundo dados do governo, as dívidas do Fies somavam cerca de R$ 90 bilhões no fim de 2025, sendo mais de R$ 61 bilhões referentes a débitos vencidos há mais de um ano. O programa não permite o uso do FGTS para abatimento das dívidas.

Com informações do DCM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo