BAHIA

Argentino é acusado de racismo após fazer gesto de macaco em Morro de São Paulo; ASSISTA

Um turista argentino foi acusado de injúria racial após um vídeo registrado na terça-feira (15), em Morro de São Paulo, destino turístico de Cairu, no baixo sul da Bahia, mostrar um torcedor fazendo gestos associados à imitação de um macaco diante de um homem negro durante uma comemoração pela vitória da Argentina em uma partida da Copa do Mundo. O caso aconteceu dentro de um restaurante e ganhou repercussão nas redes sociais.

Banner ChatGPT

Segundo o relato da própria vítima, um grupo de argentinos acompanhava a partida da semifinal da Copa do Mundo entre Argentina e Inglaterra no estabelecimento. Após a vitória argentina por 2 a 1, que garantiu a vaga da seleção na final, torcedores começaram a comemorar e provocar um brasileiro. Nas imagens divulgadas, um deles aparece fazendo o gesto.

A identidade dos envolvidos não foi divulgada.

Prefeitura de Cairu repudia caso
Após a repercussão do vídeo, a Prefeitura de Cairu publicou uma nota de repúdio e afirmou que não compactua “sob nenhuma hipótese” com atos de discriminação, racismo ou qualquer forma de violência simbólica ou física contra moradores, trabalhadores ou visitantes.

O município também informou que está à disposição das autoridades para colaborar com a apuração dos fatos e destacou que situações como essa devem ser formalizadas junto à Polícia Civil para adoção das medidas legais cabíveis.

Na nota, a prefeitura afirmou que “o crime de injúria racial é inafiançável e imprescritível nos termos da legislação brasileira”.

Restaurante onde vídeo foi gravado também se manifestou
O Funny Restaurante, local onde o vídeo foi registrado, divulgou uma nota de esclarecimento e repúdio. O estabelecimento informou que as imagens foram feitas em suas dependências durante a comemoração dos torcedores argentinos.

O restaurante declarou que repudia, “de forma veemente e inequívoca, qualquer ato ou forma de racismo, discriminação ou preconceito, seja ele de que natureza for”.

Ainda segundo o estabelecimento, após a administração tomar conhecimento da situação, as medidas cabíveis foram adotadas. O restaurante também reafirmou o compromisso “com o respeito, a diversidade e a dignidade de todas as pessoas”.

A Polícia Militar informou que não foi acionada para atender a ocorrência. A Polícia Civil foi procurada e a reportagem será atualizada quando houver resposta.

Com informações do Bnews

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo