O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) manteve, nesta terça-feira (11), o estado de atenção para condições meteorológicas adversas no litoral da Bahia. O aviso prevê rajadas de vento entre 50 e 70 km/h e chuva de até 25 milímetros em 24 horas em áreas influenciadas pelo sistema meteorológico.
O alerta é válido das 10h desta terça até as 17h de quarta-feira (12). Segundo o Inema, os ventos devem ganhar força primeiro no Baixo Sul, principalmente na faixa costeira. A partir da madrugada de quarta, o fenômeno deve avançar e atingir também Salvador, Região Metropolitana (RMS) e Recôncavo Baiano.
Nessas regiões, além das rajadas, há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada.
A mudança no tempo é provocada pelo avanço de um Sistema Frontal, que ocorre quando massas de ar com características diferentes se encontram. O fenômeno pode aumentar a nebulosidade, provocar chuva e intensificar os ventos.
Como fica o tempo nos próximos dias
Nesta terça-feira, o Sistema Frontal avança pelo litoral sul da Bahia. A previsão é de rajadas de vento, principalmente nas áreas próximas à costa.
- Em Salvador, RMS e Recôncavo, o céu deve alternar períodos de sol e nebulosidade, com possibilidade de chuva ao longo do dia.
- No Centro-Oeste e Sudoeste baianos, a previsão é de tempo seco e baixa umidade do ar, principalmente nas horas mais quentes do dia. Nas demais regiões, o tempo deve ficar com nebulosidade variável e pouca possibilidade de chuva.
Na quarta-feira, a passagem do sistema deve aumentar a possibilidade de chuva em Salvador, na RMS e no Recôncavo. A previsão é de rajadas de até 70 km/h, com ventos que podem atingir forte intensidade na faixa costeira já durante a madrugada.
Na capital e nas regiões próximas, a chuva e os ventos devem ficar mais presentes principalmente entre a tarde e a noite.
Na quinta-feira (13), o Sistema Frontal ainda deve influenciar o tempo no Nordeste da Bahia, incluindo áreas do litoral, com possibilidade de novas rajadas. Em Salvador, RMS e Recôncavo, no entanto, a tendência é de redução das chuvas ao longo do dia.
Chuva registrada
Nas últimas 24 horas, entre as 9h de segunda-feira (10) e as 9h desta terça, Taperoá, no Baixo Sul, registrou o maior volume de chuva entre os postos monitorados pelo Inema: 14,8 milímetros.
Nos demais pontos de monitoramento, os volumes ficaram abaixo de 5 milímetros.
Risco de queda de árvores e objetos
De acordo com o Inema, as rajadas de vento podem provocar queda de galhos e árvores, deslocamento de objetos e estruturas leves e interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica.
Na faixa costeira, o vento forte também pode dificultar atividades marítimas, principalmente em trechos mais expostos.
A recomendação é evitar ficar próximo a árvores, placas, postes, estruturas metálicas e outros objetos que possam ser deslocados pelo vento. Também é indicado não permanecer sob estruturas frágeis ou mal fixadas.
Quem estiver no litoral deve redobrar a atenção durante a navegação e outras atividades no mar.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Com informações do G1 Bahia





