POLÍTICA

Lula diz que haverá novos vazamentos do “celular secreto” de Vorcaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (17) que novos conteúdos extraídos do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro poderão trazer informações sobre diferentes autoridades e pessoas relacionadas ao caso Banco Master. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Itatiaia, em meio à crise envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Banner ChatGPT

Lula criticou o ministro André Mendonça, relator de investigações relacionadas ao caso, e afirmou que o magistrado teria utilizado a relatoria para “fazer política” e divulgar informações de maneira seletiva. A acusação foi feita pelo presidente durante a entrevista e não representa uma conclusão judicial sobre a atuação de Mendonça.

Segundo Lula, o conteúdo do aparelho de Vorcaro passou a estar disponível para outros ministros do STF, o que, na avaliação do presidente, permitiria uma análise mais ampla das informações. A Polícia Federal entregou cópias integrais dos dados extraídos do celular aos gabinetes de Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes na segunda-feira (14). A corporação informou que as cópias são idênticas à extração original e que o aparelho permanece sob cadeia de custódia.

A entrega dos dados ocorreu após determinações dos próprios ministros. Zanin afirmou que o acesso ao conteúdo era necessário para que pudesse formar sua convicção sobre o caso, enquanto Mendonça havia se manifestado contra a disponibilização da íntegra antes do julgamento que analisaria as mensagens atribuídas a Moraes e Vorcaro.

Durante a entrevista, Lula defendeu que o conteúdo seja tornado público, respeitando os limites legais, para que sejam esclarecidas as relações mantidas por Vorcaro. O presidente afirmou que novas informações poderão indicar quem manteve contatos, recebeu recursos ou teve algum tipo de relação com o ex-banqueiro.

O caso ganhou força após a divulgação de mensagens atribuídas a Vorcaro que mencionavam contatos com o ministro Alexandre de Moraes. Moraes, por sua vez, negou a existência dos supostos diálogos e afirmou que não há mensagens suas no material apresentado como conversa entre os dois. O ministro também rejeitou as acusações de que teria atuado para favorecer o ex-banqueiro.

Além de Moraes, o conteúdo extraído do aparelho passou a ser analisado em meio a informações sobre contatos de Vorcaro com pessoas próximas a outros integrantes do STF. Reportagens também mencionaram diálogos envolvendo pessoas ligadas aos ministros Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça, embora essas referências não constituam, por si só, prova de irregularidade por parte dos magistrados.

As declarações de Lula ocorrem em meio a uma crise interna no STF provocada pelas divergências sobre a condução das investigações do Banco Master e sobre a divulgação dos dados apreendidos. O conteúdo integral do celular de Vorcaro passou a ser considerado uma das principais fontes de informação para esclarecer as relações do ex-banqueiro com autoridades e agentes políticos.

Com informações da Revista Fórum

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo