A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um novo material eleitoral em que questiona a relação do senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) com integrantes de milícias do Rio de Janeiro. O vídeo recupera episódios envolvendo o parlamentar e pessoas apontadas em investigações como integrantes de grupos criminosos.
A peça de campanha apresenta diferentes registros e declarações públicas para sustentar a associação política feita pelo grupo de Lula. Entre os casos mencionados estão as relações mantidas por Flávio Bolsonaro, durante sua atuação como deputado estadual no Rio, com pessoas posteriormente investigadas ou identificadas pelas autoridades como integrantes de milícias.
O material também faz referência ao ex-PM Adriano da Nóbrega, apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como uma das principais lideranças da milícia de Rio das Pedras. Adriano recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), durante o período em que Flávio Bolsonaro era deputado estadual. O senador já declarou que a homenagem ocorreu dentro das prerrogativas do mandato e negou ter qualquer ligação com atividades criminosas.
Campanha questiona histórico político
No vídeo, a campanha de Lula recupera ainda outros episódios relacionados ao mandato de Flávio no Legislativo fluminense e às investigações que envolveram pessoas próximas ao então deputado.
A estratégia ocorre durante a disputa presidencial de 2026, na qual Flávio Bolsonaro é um dos principais adversários de Lula. O material procura levar ao eleitor informações sobre o histórico político do senador e suas relações no período em que exerceu mandato no Rio de Janeiro.
A Revista Fórum descreve o conteúdo como uma exposição de “elos” entre Flávio, milicianos e o crime organizado. Essas são caracterizações feitas pela publicação e pela campanha de Lula, e não uma conclusão judicial sobre eventual participação de Flávio em organizações criminosas.
Flávio nega ligação com milícias
Flávio Bolsonaro nega ter ligação com milícias e já afirmou, em diferentes ocasiões, que as acusações fazem parte de ataques políticos contra sua família. As relações citadas no vídeo também foram objeto de explicações públicas do senador.
O episódio envolvendo Adriano da Nóbrega é um dos pontos frequentemente retomados no debate sobre a trajetória política de Flávio. A homenagem concedida ao ex-PM ocorreu antes de ele ser apontado pelas autoridades como liderança de milícia. A defesa de Flávio sustenta que não havia, naquele momento, uma condenação que impedisse a homenagem.
A divulgação do vídeo amplia o uso de temas relacionados à segurança pública e ao crime organizado na campanha presidencial. O assunto deve continuar presente no debate eleitoral, especialmente nas discussões sobre as propostas dos candidatos para o combate às organizações criminosas e às milícias no país.
Com informações da Revista Fórum





