O candidato à Presidência Renan Santos (Missão) criticou a TV Globo após ficar fora do debate presidencial marcado para esta quinta-feira (1º). Em declarações divulgadas nas redes sociais, ele acusou a emissora de favorecer o senador Flávio Bolsonaro (PL) e afirmou que sua ausência seria resultado de uma articulação para evitar seu confronto com o bolsonarista.
Renan afirmou que tentou entrar em contato com o departamento de jornalismo da Globo e também com o empresário José Roberto Marinho, mas, segundo ele, não recebeu resposta. Durante uma abordagem de uma repórter da emissora, o candidato aproveitou a oportunidade para questionar publicamente a decisão de não incluí-lo no debate.
Na ocasião, Renan declarou que a emissora estaria “jogando o jogo de Flávio Bolsonaro”. Ele também afirmou ter recebido informações de que sua participação poderia impedir a presença do senador no encontro. A acusação, porém, foi apresentada pelo próprio candidato, que não identificou os jornalistas que, segundo ele, teriam repassado a informação.
O debate da Globo está previsto para reunir Lula (PT), Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD) e Augusto Cury (Avante). Segundo informações divulgadas pela imprensa, a emissora adotou critérios relacionados à representação partidária para definir os participantes. As regras também permitem a convocação de um substituto caso algum dos candidatos convidados não compareça.
Renan, por sua vez, contesta os critérios e afirma que deveria participar do encontro. A campanha do candidato já havia avaliado medidas judiciais e ações de protesto contra a decisão da emissora.
Flávio Bolsonaro confirmou que pretende participar do debate da Globo e afirmou que gostaria de enfrentar Lula no encontro. A participação do presidente, entretanto, ainda era tratada como uma questão em aberto nas informações divulgadas nos últimos dias.
As acusações de Renan contra a Globo e Flávio Bolsonaro não foram acompanhadas, nas fontes consultadas, de comprovação independente de um acordo entre a emissora e o senador. A Globo informou critérios para a composição do debate, enquanto Renan sustenta que sua exclusão está relacionada à disputa política com Flávio.
Com informações do DCM





