Um vídeo institucional de uma recepção organizada pelo então dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, em Londres, voltou ao centro das atenções após a divulgação de imagens que mostram autoridades brasileiras, ministros de tribunais superiores e políticos em um evento patrocinado pela instituição financeira, em abril de 2024.
A recepção ocorreu durante o 1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias e reuniu nomes ligados aos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro. Entre os presentes estavam o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o então ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o ex-presidente Michel Temer e o senador Ciro Nogueira, além do ex-ministro Fábio Faria.
As imagens também mostram o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A gravação registra momentos de interação entre convidados durante a recepção realizada na capital britânica.
Vorcaro reclamou da divulgação do vídeo
Segundo informações divulgadas pelo Diário do Centro do Mundo, com base em reportagem do Metrópoles e informações atribuídas ao jornal O Globo, mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Vorcaro revelam que o banqueiro não gostou do material produzido para divulgar o evento.
Em conversa com integrantes da equipe de marketing, Vorcaro criticou a exposição do local da recepção, das autoridades consumindo champanhe e da apresentação artística. O banqueiro considerou que a gravação não era adequada para divulgação e afirmou que a publicação poderia prejudicar a imagem do evento.
Após a reclamação, a equipe indicou que retiraria o vídeo de circulação. O material, entretanto, acabou vindo a público posteriormente.
Evento volta ao debate sobre o Banco Master
A divulgação das imagens reacendeu a discussão sobre a presença de autoridades em eventos patrocinados pelo Banco Master e os contatos mantidos com Daniel Vorcaro antes de as investigações sobre a instituição financeira ganharem maior repercussão.
Paulo Gonet já havia declarado que encontrou Vorcaro em Londres e afirmou desconhecer que o Banco Master fosse patrocinador do fórum. A presença do procurador-geral na recepção passou a ser novamente discutida após a divulgação do vídeo.
A participação no evento, por si só, não comprova irregularidade por parte dos convidados. As imagens mostram a presença de diferentes representantes da vida pública brasileira em uma recepção social organizada durante um fórum jurídico internacional.
Com informações do DCM





