A Coordenadoria Municipal de Transporte e Trânsito de Ipirá (CMTT), proibiu o estacionamento de veículos nos dois sentidos da rua Tiradentes, entre a praça São José e a avenida Dr. Cezar Cabral, no centro de Ipirá. A proibição entrou em vigor ontem (29).
A ação é vista como positiva e não trouxe melhoras somente para os motoristas, mas também os moradores da rua.
De acordo com o coordenador da SMTT, Manoel Hito, essa medida já estava prevista no projeto de municipalização do trânsito e vai melhorar o tráfego no local. “O que a gente espera e que já está acontecendo é fluidez do tráfego nos dois sentidos. Esse é o principal objetivo […]. Havia muitas reclamações por conta do congestionamento que se formava em função do estacionamento de veículos nos dois sentidos da rua.”


Multas
Segundo Manoel Hito, os motoristas que insistirem em desobedecer a sinalização já podem ser multados, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas no momento a intensão da SMTT é orientar-los.
Novo Trânsito
O trânsito de Ipirá está municipalizado desde o dia 25 fevereiro deste ano. Denominado de Novo Trânsito, o projeto consiste em melhorar a mobilidade urbana na cidade, além de promover ações voltadas à educação no trânsito e da implantação de medidas que visam aperfeiçoar a circulação viária e a segurança dos pedestres, prevenindo acidentes no perímetro urbano.
Desde então, diversas medidas já foram tomadas e foi bem vista pela população como: a sinalização de ruas no centro da cidade, a implantação do fluxo em sentido único na praça Roberto Cintra, entre outras ações.
O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de Ipirá, através da Coordenadoria Municipal de Transporte e Trânsito de Ipirá (CMTT), com apoio da 21ª CIRETRAN e 98ª CIPM.