A Prefeitura de Feira de Santava, através da Secretaria Municipal Saúde, afirma que é fake news a informação de que a profissional de saúde que trabalhou no carnaval de Salvador faleceu devido complicações decorrentes do coronavírus. A Secretaria, esclarece que a profissional teve suspeita de coronavírus descartada e confirmação para H1N1. Ela passa bem e já está curada.
Mensagens, áudios e fotos que estão circulando nos grupos de mensagem fazem na verdade referência a uma mulher que trabalhou como ambulante no carnaval de Salvador, teve diagnóstico de H1N1 e faleceu no município de Madre de Deus, por complicações da doença. Em nota, a Secretaria de Saúde de Madre de Deus informa que o resultado do exame para diagnóstico de coronavírus deu negativo.
“Pedimos cautela e prudência da população ao compartilhar essas informações, que não são oficiais e que não tem nenhum respaldo. Isso causa pânico, angústia e falta de confiança nos órgãos públicos que estão lidando diretamente com a situação, e tratando de forma mais clara possível”, explica a secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Lima Mascarenhas.
Em Feira, de acordo com o último boletim divulgado na quinta-feira (12), três casos de coronavírus foram confirmados, um excluído e 19 aguardando resultado do exame.
A Vigilância Epidemiológica orienta que as pessoas reforcem os cuidados de higiene diários, como lavagem frequente das mãos com água e sabão ou uso de álcool em gel. Ao tossir ou espirrar evitem realizar diretamente nas mãos, utilizando a dobra interna do braço ou lenço cobrindo a boca e nariz.
“Recomendamos que as pessoas evitem o compartilhamento de objetos pessoais, contato próximo com pessoas resfriadas e em sintomas de gripe as pessoas utilizem lenços descartáveis”, orienta Francisca Lúcia Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação