FINANÇAS

Empréstimos para MEI: Como conseguir crédito estando negativado ou com score baixo?

A formalização dos trabalhadores autônomos aumentou significativamente o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país. Da mesma forma, também cresceu a busca desse público por empresas que liberam empréstimos para negativados ou consumidores com o score baixo.

Embora os bancos e instituições financeiras considerem o score de crédito como um ponto muito importante na hora de conceder um empréstimo, é possível contornar essa situação. No caso do MEI, um CNPJ ativo facilita a aprovação na análise prévia.

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o score. Trata-se de uma pontuação criada por órgãos de proteção ao crédito para medir o risco de inadimplência de um consumidor, ou seja, quais as chances dele deixar de pagar uma dívida. O score vai de 0 a 1.000, sendo classificado em baixo (até 300 pontos), médio ( de 300 a 700 pontos) e alto (acima de 700 pontos).

Onde conseguir um empréstimo para MEI negativado?

Algumas das instituições com aprovação mais facilitada para esse grupo são o Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Caixa Econômica Federal. Basta procurar a instituição portando CPF, RG, comprovante de residência, certificado MEI, plano de investimento, comprovante de renda da empresa e comprovante de renda pessoal.

O cliente possivelmente terá que explicar onde irá aplicar o empréstimo, por exemplo: compra de equipamentos, capital de giro ou aquisição de matéria prima. Vale destacar que o microempreendedor deve estar a situação regularizada antes de solicitar esse tipo de crédito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo