Uma operação foi deflagrada contra um grupo familiar com atuação em Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal, no Nordeste baiano, nesta quarta-feira (15). A quadrilha é investigada por práticas de extorsão, lavagem de dinheiro e usura. Os crimes teriam ocorrido desde 2015.
Para atingir os objetivos, eles faziam ameaças de morte à mão armada e cobravam pagamentos de sucessivos empréstimos, com juros exorbitantes, em valores que chegam até R$ 150 mil, informou o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público do Estado (MP-BA).
Ainda segundo a investigação, os sete investigados teriam exigido, inclusive, a entrega de imóveis como forma de pagamento. Há indícios de que os delitos são praticados com divisão e orquestração de tarefas, o que caracteriza o crime de organização criminosa.
A operação foi denominada de Laksya, termo que vem do sânscrito, antiga língua indiana, e significa alvo ou objetivo. A palavra ainda dá origem ao nome da deusa hindu, Lakshmi, que representa fortuna e prosperidade.
Por Bahia Notícias