O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ligou para o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, a fim de parabenizá-lo por sua vitória no segundo turno. Além disso, o norte-americano disse que viajará a Buenos Aires nos próximos dias para encontrá-lo.
A intermediação teria sido feita pelo deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro (PL-SP), segundo o jornalista Luiz Majul, do argentino La Nación, no Twitter/X.
Durante a chamada com presidente eleito da Argentina, Trump disse que a vitória de Milei provocou um “impacto mundial”.
Milei também repostou um tweet do jornal El Clarín, que falava sobre a ligação e o futuro encontro com Trump.
Eduardo Bolsonaro fala sobre futuro encontro entre Trump e Milei em Buenos Aires
Eduardo Bolsonaro abordou a sua intermediação. Por meio de seu perfil no Twitter, o parlamentar brasileiro comemorou a evolução da relação entre Milei e Trump. “Construindo pontes, conectando o mundo”, afirmou o deputado. “O socialismo/comunismo não pode ter vez nas Américas.”
Milei, por sua vez, demonstrou entusiasmo com a possibilidade de se reunir com Trump. “A sua presidência foi um exemplo para todos nós que defendemos as ideias de liberdade e espero encontrá-lo em breve”.’
🇦🇷🇺🇸Construindo pontes, conectando o mundo. O socialismo/comunismo não pode ter vez nas Américas.@JMilei @realDonaldTrump @TeamTrump #MakeArgentinaGreatAgain #LasFuerzasDelCielo pic.twitter.com/bs7gsDh4HM
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) November 23, 2023
Apesar das notícias, Trump ainda não se manifestou nas redes sociais sobre sua viagem e ligação.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro conversou com Milei depois da realização do segundo turno da eleição argentina, quando o liberal superou o esquerdista Sergio Massa. Informações dão conta de que Bolsonaro deverá comparecer a posse do colega — evento que está programado para 10 de dezembro. Há a expectativa de que governadores e parlamentares do país acompanhem o ex-presidente na viagem a Buenos Aires.
Diferentemente de Bolsonaro, o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não deverá ir à posse de Milei. Recentemente, o político argentino se referiu ao petista como “corrupto” e “comunista”.