BAHIA

Vídeo mostra prefeito baiano em suposta negociação ilícita de máquinas; Codevasf vai apurar caso

O prefeito de Cipó, no Nordeste baiano, é acusado de negociar máquinas da gestão de forma ilícita. Um vídeo que passou a circular nesta segunda-feira (22) mostra José Marques dos Reis, o Marquinhos do Itapicuru (PDT), em conversa com um interlocutor negociando máquinas. O homem chega a dizer em um momento que não está interessado nos veículos, mas no dinheiro que eles podiam gerar.

No diálogo, o gestor diz que algumas máquinas não podiam ser negociadas, por terem chips monitorados pela Codevasf [Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e Parnaíba]. Em um trecho, o prefeito diz: “essas que estão vindo aí, não tem condições porque é caso de polícia. Aí ele disse que tem umas lá para ver se consegue. Se ele conseguir, é sem o chip. Aí pode fazer negócio”, diz Marquinhos do Itapicuru. Ao que o interlocutor pergunta: “pode vender?”. ´”É”, responde, de volta, o prefeito.

OUTRO LADO

Procurado pelo Bahia Notícias, o prefeito negou que tenha cometido ilegalidade e atribuiu a divulgação do vídeo a adversários locais. Marquinhos do Itapicuru declarou que as imagens foram feitas há cerca de seis meses e que nos últimos dias passou a ser coagido a fazer um acordo para fazer com que o vídeo não fosse postado.

“É jogo político. A pessoa que me mandou esse vídeo ficou me pressionando, tentando me pressionar que tinha esse vídeo e que se eu não acertasse, que ele iria espalhar”, disse o prefeito ao Bahia Notícias. O gestor também disse que foi procurado e não procurou os interlocutores e após uma ligação para Codevasf cancelou a negociação.

“Eu liguei para um funcionário da Codevasf, perguntei: ‘rapaz, tem uma pessoa aqui, oferecendo umas máquinas aqui dizendo que tem essas máquinas que podem ser negociadas’ aí, o funcionário disse que era para eu não aceitar o acordo”, narrou. Marquinhos do Itapicuru vai tentar a reeleição neste ano.

CODEVASF

O Bahia Notícias também procurou a Codevasf, que não confirmou as ligações do gestor. Em nota, a companhia informou que “já determinou a imediata apuração dos fatos pelo corpo técnico” através da 6ª Superintendência Regional de Juazeiro, no Sertão do São Francisco.

O órgão disse ainda que fará o registro “junto às autoridades competentes”. A instituição também declarou que usa “critérios técnicos para realização da doação de qualquer bem público, como determinam os órgãos de controle e fiscalização”.

PSD SE MANIFESTA

O PSD, partido do prefeito, se manifestou sobre o caso após procura da reportagem do Bahia Notícias. Em nota, o senador Otto Alencar, líder do PSD Bahia, afirmiu, categoricamente,  que “nosso partido não atua na compra ou distribuição de qualquer tipo de máquina”. 

“Entendemos que a responsabilidade pela supervisão e fiscalização dessas atividades recaem sobre órgãos competentes, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Inclusive, confiamos plenamente em sua capacidade de gerir esse tipo de processo de forma adequada. Nossa pauta é regida pela transparência, por isso reforçamos o compromisso diário pela legalidade e respeito às normativas vigentes”, completou. 

Fonte: Bahia Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo