Dois helicópteros militares da Malásia se envolveram em uma colisão fatal durante um treinamento na base naval do estado de Perak, no norte do país. O acidente resultou na morte dos 10 tripulantes. As aeronaves estavam se preparando para as festividades do 90º aniversário da Marinha, que ocorreriam no próximo mês.
Imagens divulgadas pelo Departamento de Bombeiros e Resgate de Perak mostram os destroços das aeronaves na base da Marinha Real da Malásia, em Lumut, estado de Perak.
De acordo com um vídeo que circula nas redes sociais, os helicópteros estavam voando em formação, quando um deles desviou e colidiu com o rotor da outra aeronave, levando à queda de ambos. As equipes de resgate estão no local trabalhando para recuperar os corpos das vítimas, que incluem três mulheres e sete homens, conforme informações da polícia.
O primeiro-ministro Anwar Ibrahim expressou seu profundo pesar pela “tragédia que corta o coração e a alma” e anunciou que a Marinha iniciará imediatamente uma investigação para determinar a causa do acidente.
Sete membros da tripulação estavam a bordo do helicóptero de operação marítima AW139, fabricado pela AgustaWestland. Os outros três tripulantes estavam em um helicóptero leve Fennec, fabricado pela Airbus. Relatos da mídia local indicam que o AW139 caiu em um complexo esportivo na base naval, enquanto o Fennec atingiu uma piscina próxima.