A segunda noite do São João em Ipirá, realizado neste final de semana, foi marcado por um grande problema de infraestrutura. Com um público estimado em 200 mil pessoas, conforme divulgado pelo apresentador da festa, a quantidade insuficiente de banheiros químicos gerou caos e desconforto entre os forrozeiros.
A organização do evento disponibilizou apenas 44 banheiros químicos para as centenas de milhares de pessoas, resultando em longas filas e espera de quase uma hora para utilizar os sanitários. A situação levou muitas pessoas a buscarem alternativas nas ruas adjacentes ao evento.
Milhares de pessoas acabaram utilizando os veículos estacionados e áreas próximas para urinar.
Este comportamento provocou um grande volume de urina nas ruas. Moradores de comerciantes da região até hoje sofrem com a fedentina provocada pelo xixi.
QUANTIDADE NECESSÁRIA
Garantir que um evento possa atender as necessidades do público é fundamental, principalmente quando falamos sobre os banheiros. Por isso, muitos organizadores investem na locação dos banheiros químicos para assegurar a quantidade ideal.
Para mensurar a quantidade de banheiros químicos para do evento, é preciso considerar a quantidade de pessoas, o tipo de evento e a sua duração. Em eventos rápidos, um banheiro para cada 100 pessoas pode ser o ideal, por exemplo, já que poucas pessoas usarão.
Já em eventos um pouco mais longos, um banheiro para cada 50 pessoas pode ser uma alternativa melhor, garantindo que todos possam ter um acesso facilitado aos banheiros. No caso de eventos com causas, como shows e palestras, que contam com picos de uso, é importante oferecer um banheiro para cada 25 pessoas a fim de evitar filas para a sua utilização.
Além disso, eventos open bar podem precisar de uma quantidade maior de banheiros para atender a necessidade do local, sempre levando em consideração a quantidade de pessoas e as horas de duração do evento.
Vale destacar, ainda, que é obrigatório por lei a existência de banheiros PCD, onde o seu cálculo deve ser 10% sobre a quantidade total de banheiros no local, com a obrigatoriedade de ao menos um banheiro mesmo quando o resultado da porcentagem é inferior a 1.