Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), intitulada de “Operação Santa Rota”, cumpre 12 mandados de busca e apreensão em Santaluz, na região sisaleira, e em outras seis cidades baianas. A ação visa investigar fraudes na contratação de uma empresa para o serviço de transporte escolar em Santaluz, envolvendo um montante de R$ 8,1 milhões.
De acordo com as investigações, em 2022, a prefeitura de Santaluz realizou um Pregão Eletrônico para contratar uma empresa responsável pelo transporte escolar em 89 rotas no município. Contudo, a empresa vencedora não possuía nenhum funcionário registrado e tinha apenas cinco veículos, número insuficiente para cumprir o contrato.
As apurações também revelaram que a empresa vencedora apresentou a proposta com o maior preço no pregão eletrônico, sendo escolhida após a inabilitação das outras nove empresas que ofereceram preços menores. Este fato resultou em um superfaturamento estimado em quase R$ 3 milhões.
Além de Santaluz, os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Valente, Conceição do Coité, Capim Grosso, Itiúba, Senhor do Bonfim e Várzea da Roça.
Os investigados responderão pelos crimes de responsabilidade de prefeito, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais. Os mandados foram autorizados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.