Nove pessoas morreram, incluindo sete jovens atletas de remo, em um acidente envolvendo a van que levava a equipe e uma carreta contêiner, na noite deste domingo (20), em Guaratuba, no litoral do Paraná. Eles estavam a caminho de Pelotas, no Rio Grande do Sul, após participarem do Campeonato Brasileiro de Remo Unificado em São Paulo. A equipe terminou a competição em 6º lugar, com sete medalhas.
Os atletas faziam parte do projeto “Remar para o Futuro”, da prefeitura de Pelotas, e treinavam na Escola Remo Tissot. Em uma publicação neste domingo (20), no perfil do Remo Tissot, a equipe celebrava as medalhas conquistadas apesar das dificuldades para chegar a São Paulo.
Até um dia antes, os atletas não sabiam se teriam dinheiro para viajar e participar do campeonato. O coordenador geral do projeto, Fabricio Boscolo, garantiu o dinheiro necessário com recursos próprios.
“Um cenário de incertezas com uma única convicção, nossos jovens estavam prontos para esse grande desafio”, dizia a publicação, feita pouco antes do acidente.
O único passageiro da van que sobreviveu ao acidente é o atleta João Pedro Milgarejo, de 17 anos. Ele foi socorrido com ferimentos leves e encaminhado, junto com o motorista do caminhão, para o Hospital São José, em Joinville. As vítimas fatais do acidente são:
Samuel Benites Lopes, 15 anos
Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
João Pedro Kerchiner, 17 anos
Helen Belony, 20 anos
Nicoli Cruz, 15 anos
Angel Souto Vidal, 16 anos
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
Além dos 8 integrantes da equipe de remo, o motorista Ricardo Leal da Cunha, de 52 anos, também morreu no acidente.
Como o acidente aconteceu?
O acidente aconteceu no km 665 da BR-376, no sentido Santa Catarina, e envolveu, além da van e da carreta, um carro. O veículo que levava a equipe de remo saiu de São Paulo, onde eles participaram do Campeonato Brasileiro de Remo Unificado, e tinha como destino Pelotas, no Rio Grande do Sul, cidade de origem dos jovens.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a van ficou prensada sob a carreta, que precisou ser içada para que as equipes de socorro tivessem acesso aos corpos das vítimas.
Segundo a PRF, o motorista de uma carreta que transportava autopeças perdeu o freio e bateu na traseira da van. Na sequência, o veículo que levava o time colidiu com um carro que estava à frente, rodou, e foi arrastado pela carreta, que tombou sobre ele.
Fonte: SBT News