O IPVA 2022 é um assunto que já vem assustando muitos motoristas pelo país. Isso se deve ao fato do aumento dos preços dos veículos novos e usados, o que por consequência vai elevar o valor do imposto no ano que vem.
Vale lembrar que o cálculo do IPVA ocorre sobre o valor de mercado do automóvel mais a taxa que deve ser paga pelos proprietários de veículos, que varia de 1% a 4% do valor venal do bem, conforme a definição de cada estado.
Contudo, muitos proprietários não devem ter que se preocupar com o pagamento do IPVA no ano que vem, e o motivo para isso está na isenção do imposto conforme a idade do veículo. Assim, cada estado brasileiro determina seus critérios para o “IPVA grátis”.
Veículos isentos de IPVA
Como dito anteriormente, o ano do veículo pode determinar uma possível isenção do IPVA, que varia de estado para estado. Assim, vamos conhecer os prazos de cada estado do país:
Carros com 10 anos ou fabricação anterior a 2010 estarão isentos de IPVA nos seguintes estados: Amapá e Rio Grande do Norte.
Carros com 15 anos ou fabricação anterior a 2007 estarão isentos de IPVA nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
Carros com 18 anos ou fabricação anterior a 2004 estarão isentos de IPVA no seguinte estado: Mato Grosso.
Carros com 20 anos ou fabricação anterior a 2002 estarão isentos de IPVA nos seguintes estados: Alagoas, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Carros com 30 anos ou fabricação anterior a 1992 estarão isentos de IPVA nos seguintes estados: Pernambuco e Santa Catarina.
Demais estados
Os demais estados possuem regras distintas, vejamos:
- Minas Gerais: Veículos com placa preta são isentos de IPVA.
- Roraima: Carros agrícolas, ambulâncias, carros PcD, táxis e motos de até 160 cilindradas são isentos de IPVA.
Pagamento do IPVA
Os estados são responsáveis por determinar o vencimento do pagamento do IPVA, assim como a possibilidade de liberar ou não o parcelamento do imposto. No caso de Minas Gerais, por exemplo, o proprietário possui uma data de vencimento escalonado conforme o último número da placa, além da possibilidade de pagar o imposto em até três vezes, ou pagar em cota única com vencimento até determinada data.
Por fim, vale lembrar que o calendário de pagamentos do IPVA, ainda não está disponível, tendo em visto que é aguardado o último reajuste do veículo na tabela FIPE, para se determinar o valor exato ao qual os proprietários deverão pagar de imposto em 2022.