Conforme o Acorda Cidade já divulgou, está sendo realizada nesta sexta-feira (21), em Feira de Santana, a Operação Despertar, com o objetivo de identificar envolvidos e apreender materiais relacionados a crimes de homicídio.
A ação foi deflagrada no bairro Mangabeira, uma das regiões, que apresentou maior índice de homicídios no ano de 2024.
Durante as buscas, os policiais encontraram uma machadinha, que era utilizada pelos criminosos para torturar as vítimas.
Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News 102.1 FM, o coordenador da 1ª Coorpin, delegado Yves Correia, informou que pelo menos, 50 policiais estão trabalhando nesta operação.
“Essa operação originou na nossa Delegacia de Homicídios, sobre o comando do delegado Gustavo Coutinho, em que se buscou cautelares de busca e apreensão e de prisão de indivíduos que vinham praticando homicídios, aterrorizando a população e torturando e matando os rivais. Para que a população tenha uma ideia, até o momento, foram encontradas duas armas de fogo e uma machadinha, que era utilizada por eles, para torturarem as vítimas. Antes de atirar, eles aplicavam os golpes, um nível de crueldade. Três pessoas já foram presas envolvidas com tráfico e homicídios, sendo que dois foram em flagrante delito e outro por mandado de prisão. As equipes seguem em campo, com pelo menos 50 policiais, sete delegados, além do apoio da PM, como a Rondesp Leste, Cipe Leste, para que possamos seguir nesta luta e estabelecer a paz e os números de homicídios reduzirem”, afirmou.
Além das armas e da machadinha, o coordenador informou que diversos aparelhos e munições também foram apreendidos. Os aparelhos serão periciados no intuito de novas operações serem deflagradas.
Ao Acorda Cidade, o coordenador também explicou o motivo do bairro Mangabeira ser o alvo da ação.
“As investigações apontaram lá, lembrando que foi o bairro principal de hoje, mas não quer dizer que estamos buscando apenas lá. Tem outros bairros que as equipes seguem nas buscas, mas esta investigação específica, se delineou para o bairro Mangabeira, que no final de 2023, o bairro estava como primeiro no número de homicídios, mas teve uma queda em 2024. É bom destacar que nem sempre os bairros que possuem mais homicídios, é onde estão os homicidas, porque eles partem de outros bairros também, inclusive, se escondem em bairros pacificados, por isso a importância da investigação”, concluiu.
Fonte: Acorda Cidade