A Justiça Federal da Bahia (JF-BA) condenou seis pessoas por envolvimento em uma organização criminosa, responsável por um grande esquema milionário de desvio de recursos públicos. O caso aconteceu no município de Cansanção, norte do estado, e só foi divulgado pelo órgão nesta quarta-feira (23).
Essas ações, inclusive, aconteceram entre os anos de 2011 e 2015, apontando o ex-prefeito da cidade, Ranulfo Gomes (União) como acusado de envolvimento nos crimes. O montante desviado tem um valor superior aos R$ 26 milhões.
Na decisão mais recente, um dos acusados foi identificado como Gabriel Santos de Oliveira, que também foi condenado por fraude em licitações. Além dele, Edilmário Simões de Oliveira, outro réu identificado, acabou sendo absolvido durante o julgamento.
Ele é irmão da esposa do ex-prefeito, além de sócio nominal de uma das empresas investigadas. A Justiça, no entanto, considerou que não houve provas suficientes da atuação consciente na organização criminosa.
O julgamento aconteceu na 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia, que ainda analisou, de forma conjunta, sete ações penais relacionados a mesma organização criminosa.
O juiz federal Fábio Moreira Ramiro alegou que as provas reunidas ao longo do processo “confirmaram a existência de uma estrutura sofisticada e permanente voltada à corrupção pública e à lavagem de dinheiro”.
Fonte: Bnews