Um jovem identificado como Luan da Silva dias, 20 anos, foi encontrado morto com marcas de tiros em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na tarde da quinta-feira (1º). A vítima foi encontrada no bairro da Urbis II após ser sequestrada por uma facção a mando de um traficante com atuação no bairro, como conta uma fonte policial consultada.
“As primeiras informações é de que ele estava em um campo assistindo uma partida de futebol na região onde acabou sendo encontrado. No local, criminosos o pegaram depois da ordem do Urso, um traficante daqui. Depois, ele só reapareceu morto”, conta o policial, que prefere não se identificar na matéria.
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) confirmou à reportagem o crime e relatou que agentes da 10ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados para ocorrência. Os policiais, no entanto, encontraram a vítima já sem vida, na Rua Cambuci, em uma área de vegetação e isolaram o local para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O possível mandante do crime é, segundo a fonte policial, um velho conhecido das autoridades de segurança. “O pessoal chama ele de Urso, mas também de Gordo. Já foi preso por matar e por mandar matar aqui algumas vezes, mas continua há pelo menos 10 anos com influências em crimes como este em bairros como a Urbis II e Santo Antônio”, completa a fonte.
O Urso ou Gordo é, na verdade, Natanael de Jesus dos Santos, que antes era chamado apenas de Natan. A liderança criminosa foi presa por matar um homem identificado como Josevane Alves Meira por uma dívida de drogas, em 2014. Ele chegou a figurar como 8 de ouros do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), lista dos mais procurados do estado.
Natan só deixou o baralho após ser preso em 2019. No entanto, há suspeita da influência dele em diversos crimes em Candeias após isso. A sua participação na morte de Luan não é confirmada, mas o caso será investigado pela 20ª Delegacia Territorial de Candeias.
Fonte: Jornal Correio