BAHIA

Vinte e oito cidades da Bahia estão com alerta de perigo devido ao acumulado de chuvas

Aviso foi emitido pelo Inmet nesta segunda-feira (9) e maioria dos municípios fica na Região Metropolitana de Salvador.

Vinte e oito cidades da Bahia seguem com o alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica perigo relacionado ao acumulado de chuva. A atualização foi emitida nesta segunda-feira (5) e entre os municípios estão Candeias, Camaçari e Simões Filho, todos na Região Metropolitana de Salvador.

Segundo o Inmet, pode chover até 100 mm em apenas 24h nessas localidades. Há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Os primeiros dias de maio foram de chuva intensa em cidades da Bahia. Na madrugada de sábado (4), o rio Subaé transbordou em Santo Amaro, no recôncavo, e deixou 80 famílias desabrigadas.

A cantora Maria Bethânia, que nasceu na cidade, chegou a divulgar um vídeo e uma mensagem chamando a atenção para os estragos causados pela enchente. Apesar disso, com a nova atualização do Inmet a cidade não aparece mais na lista de risco.

Salvador também registrou estragos causados pelas chuvas. Sirenes foram acionadas pela Defesa Civil e moradores de seis comunidades deixaram suas casas devido ao risco de deslizamento de terra. Apesar do clima nublado, a cidade também saiu da lista de alerta de perigo do Inmet.

Confira cidades com risco de alerta laranja de chuvas:

  1. Acajutiba
  2. Alagoinhas
  3. Aporá
  4. Araçás
  5. Aramari
  6. Camaçari
  7. Candeias
  8. Cardeal da Silva
  9. Catu
  10. Conde
  11. Crisópolis
  12. Dias d’Ávila
  13. Entre Rios
  14. Esplanada
  15. Inhambupe
  16. Itanagra
  17. Jandaíra
  18. Mata de São João
  19. Olindina
  20. Ouriçangas
  21. Pedrão
  22. Pojuca
  23. Rio Real
  24. São Sebastião do Passé
  25. Sátiro Dias
  26. Simões Filho
  27. Teodoro Sampaio
  28. Terra Nova

Previsão do tempo em Salvador

De acordo com a Defesa Civil de Salvador, a frente fria que atingiu a capital baiana começou a se deslocar para oceano Atlântico. As chuvas que ainda estão sendo registradas em Salvador são causadas pelos resquícios da frente fria ainda associados à atuação de um sistema de baixa pressão.

O órgão informou que os moradores das regiões onde as sirenes foram acionadas devido ao risco deslizamento de terra, devem permanecer em locais seguros nesta segunda-feira.

A previsão do Inmet informa que podem ser registrados acumulados de chuva de até 50 mm em 24h. Apesar disso, há baixo risco de alagamentos e deslizamentos.

Até sexta-feira (9), a previsão é de céu nublado e pancadas de chuvas a qualquer hora do dia. As temperaturas podem variar entre 22ºC e 29ºC.

Fonte: G1 Bahia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo