Um advogado foi preso na sexta-feira (16), em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, suspeito de desviar mais de R$ 44 mil de uma idosa. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na Avenida Maria Quitéria.
De acordo com a Polícia Civil (PC), o homem usava sua função como advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coração de Maria, no interior da Bahia, para se apropriar de valores provenientes de precatórios judiciais em nome das vítimas.
Em um dos casos, a quantia desviada foi transferida para conta pessoal do suspeito e, em seguida, parcialmente enviada para a conta da companheira dele, o que, segundo a polícia, indica tentativa de ocultação do produto do crime.
Além do caso que envolve a idosa, a polícia apura o envolvimento do suspeito em outros inquéritos relacionados ao mesmo tipo de conduta nos municípios de Irará, Feira de Santana, Salvador e Coração de Maria. A maioria das vítimas são pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade.
Com base nos indícios, a polícia pediu à Justiça a quebra do sigilo bancário do advogado. Após a análise dos dados, os investigadores conseguiram identificar como o dinheiro era recebido e posteriormente ocultado.
Diante das provas, a Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito. Após ser preso, ele foi levado para o Complexo Policial de Santo Amaro, no recôncavo da Bahia, onde segue à disposição da Justiça.
A operação foi batizada de “Operação Judas” e foi realizada por policiais civis de Coração de Maria, com apoio da 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Santo Amaro.
Fonte: G1 Bahia