Um caso raro surpreendeu médicos, familiares e até uma funerária em Itabuna, no sul da Bahia, na última quarta-feira (13). Damião José dos Santos, internado há oito dias no Hospital de Base, foi declarado morto, mas cerca de uma hora depois voltou a apresentar sinais vitais.
Segundo a TV Santa Cruz, a equipe médica tentou reanimar o paciente por cerca de 15 minutos, sem sucesso, até que, inesperadamente, ele voltou a reagir. Uma funerária já se deslocava para recolher o corpo quando foi informada da recuperação.
A família se emocionou com o episódio. Maria Cristina dos Santos, irmã de Damião, afirmou considerar o ocorrido “um presente de Deus”. Já o sobrinho, Daniel Oliveira, contou que familiares e amigos fizeram orações pouco antes da reanimação bem-sucedida.
O idoso foi internado com pneumonia e, nos dias seguintes, teve piora no quadro, chegando a depender 100% de aparelhos para respirar. Após o retorno dos sinais vitais, essa dependência caiu para 20%. Apesar da melhora, ele segue internado e sem previsão de alta.
Em nota, o Hospital de Base explicou que, embora incomum, existem registros de pacientes que, após constatação de óbito, apresentam retorno espontâneo da circulação. A unidade informou ainda que uma análise detalhada não apontou falha técnica ou ética por parte da equipe de plantão.