BAHIA

O que se sabe sobre acidente que provocou morte da dupla Samuel e Mateus na Bahia

Os irmãos Samuel e Mateus, que formavam uma dupla de arrocha, morreram após uma batida envolvendo a motocicleta em que estavam e uma caminhonete, na noite de segunda-feira (1º). O acidente aconteceu em um trecho da BR-101, na cidade de Presidente Tancredo Neves, no baixo sul da Bahia.

O pai dos meninos estava com eles na motocicleta, no momento da colisão. Josenilson Santana de Almeida, de 40 anos, ficou em estado grave e segue internado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Já o motorista da caminhonete fugiu após a batida e abandonou o veículo na estrada. Revoltadas, testemunhas incendiaram o automóvel, que foi destruído pelas chamas. Dois dias depois, o homem foi interrogado pela polícia e admitiu não ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

1. Quem eram Samuel e Mateus?

Samuel Santos de Almeida, de 17 anos, e Mateus Santos de Almeida, 14, tinham apenas uma semana de carreira. Eles viralizaram na internet após publicarem vídeos cantando arrocha.

Dias antes da morte, os dois publicaram um vídeo da primeira gravação que fizeram em estúdio. Eles conseguiram mais de 200 mil seguidores só no Instagram e o número já passou de 300 mil desde a tragédia.

Os irmãos também haviam criado um canal em uma plataforma digital para divulgar os trabalhos. Segundo a família, eles tinham o sonho de cantar com Pablo e com a banda Toque Dez.

Com a repercussão da tragédia, a banda lamentou o fato nas redes sociais. “Luto por Samuel e Mateus”, postou o grupo, usando emojis de lágrimas e coração partido.

Em entrevista à TV Bahia, a diretora da escola onde os meninos estudavam, identificada apenas como Neide, relatou que os jovens eram participativos e se destacavam nas atividades culturais realizadas durante as aulas.

“Eles cantavam na sala de aula enquanto faziam as atividades e tornavam o ambiente divertido. Eram a alegria da escola”, destacou.

Os corpos dos cantores foram velados no povoado de Corte de Pedra, em Presidente Tancredo Neves, na terça-feira (2). Uma multidão se reuniu para a despedida, sob aplausos.

Entre as homenagens, estavam camisas confeccionadas por amigos de escola dos irmãos, com fotos e mensagens de luto. A cerimônia seguiu até o final da tarde, quando os dois foram sepultados no cemitério da cidade.

2. Quem é o motorista da caminhonete?

O condutor da caminhonete envolvida na batida não teve o nome divulgado pela polícia. O homem teme agressões desde o dia do acidente. Para evitar represálias por parte da população, o local do interrogatório dele não foi divulgado com antecedência.

O investigado foi ouvido na quarta-feira (3), na Delegacia de Gandu, cidade a 38,8 km de Presidente Tancredo Neves. Como não houve flagrante, ele foi liberado após o interrogatório.

Além de admitir que não possui CNH, o suspeito apresentou a própria versão sobre o acidente. Segundo o delegado José Neri, coordenador regional da Polícia Civil (PC), o homem contou que transitava na rodovia, quando foi surpreendido pela motocicleta, que saiu de uma estrada vicinal.

O condutor justificou também que deixou o local do acidente por medo de ser linchado, e negou a possibilidade de ter ingerido bebida alcoólica.

O acidente segue sob investigação. Conforme detalhou o delegado, foram pedidos laudos de necropsia e do local de crime, que ajudarão na conclusão do caso.

3. Qual o estado de saúde do pai dos meninos?

Conforme informações de familiares, o pai de Samuel e Mateus sofreu uma perda parcial da memória e não lembra o que aconteceu no acidente. Ele achou que estava sozinho quando aconteceu a batida e ficou em choque ao saber da morte dos filhos.

Josenilson deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na quarta-feira (3), e foi transferido para a enfermaria do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde segue internado. Ainda não há previsão de alta, mas o quadro de saúde dele é considerado estável.

4. Como está a família após a tragédia?

A mãe da dupla de arrocha Samuel e Mateus falou publicamente sobre a morte dos meninos pela primeira vez, na quinta-feira (4), três dias após a tragédia.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Jeane de Jesus Santos lamentou o ocorrido e comentou o momento difícil que tem passado com o luto dos únicos filhos e a internação do marido.

“Para uma mãe, perder dois filhos de vez é muito difícil. (…) Eu queria muito que eles estivessem aqui, entre nós, para ver o sonho realizado”, disse.

A mulher foi ouvida pela polícia na quinta-feira. Acompanhada de uma advogada da família, ela esteve na Delegacia de Gandu, cidade a 38,8 km de Presidente Tancredo Neves, onde a família mora. A unidade policial é a mesma onde o condutor da caminhonete foi interrogado.

Jeane contou à imprensa, na delegacia, que o marido e os filhos saíram de casa para comprar café no dia do acidente. Ela detalhou também que chegou a estranhar a demora para o retorno deles, mas não esperava o pior. Pouco depois, a mulher soube da tragédia.

Também nesta quinta-feira, a família denunciou a ação de golpistas, que se passaram por familiares para pedir dinheiro na internet.

Diante da fraude, foi divulgado um pedido oficial de ajuda financeira para que os pais da dupla de arrocha consigam lidar com os gastos e também continuar a construção do desejo dos meninos, que era mudar a realidade da família.

“Eu estou abatida, triste (…), mas Deus está me ajudando, dando força para superar”, pontuou nas redes sociais.

Fonte: G1 Bahia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo