Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão que transportava madeira irregular em um trecho da BR-242 de Barreiras, no Extremo Oeste baiano. O flagrante ocorreu na última terça-feira (16) durante fiscalização.
Na abordagem, os agentes constataram divergências entre a documentação apresentada e a carga transportada. A Guia Florestal (GF3i) e a Nota Fiscal eletrônica (Danfe) informavam o transporte de 34,002 metros cúbicos de madeira.
No entanto, a cubagem realizada no local revelou um volume de 46,008 m³, excedendo em mais de 10% a tolerância permitida. Além do excesso de volume, a PRF coletou amostras e verificou que as espécies de madeira transportadas não correspondiam às declaradas.
Questionado, o motorista afirmou desconhecer a carga e alegou que apenas realizava o frete. Diante das irregularidades, ele assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento à Justiça e vai responder por crime ambiental, conforme o artigo 46 da Lei 9.605/1998.
O caminhão e a carga foram apreendidos e levados ao pátio da PRF. Uma cópia do procedimento será encaminhada ao Ibama, responsável por apurar possíveis infrações administrativas.