A cidade de Brumado, localizada no Sertão Produtivo, região Sudoeste da Bahia, registrou fortes chuvas na madrugada desta segunda-feira (20). O volume de água foi suficiente para provocar alagamentos em diversas ruas do município, que vinha enfrentando um longo período de estiagem e temperaturas que chegaram a 40 °C nos últimos dias.
De acordo com informações do site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, moradores utilizaram as redes sociais para celebrar a chegada da chuva após semanas de calor extremo. Um dos brumadenses chegou a citar um verso do forrozeiro baiano Edigar Mão Branca, afirmando: “Quando Deus quer é assim.”
Além de amenizar as altas temperaturas, a precipitação contribuiu para melhorar a umidade relativa do ar, que vinha registrando índices abaixo de 25%, situação que vinha provocando irritações na garganta e ressecamento da pele em parte da população. A chuva também é considerada um indicativo positivo para a safra agrícola, especialmente para o cultivo e colheita de frutas típicas da caatinga, como o umbu.
A Prefeitura de Brumado informou, por meio de nota, que equipes estão em campo para monitorar possíveis danos causados pelas chuvas, tanto na sede quanto na zona rural do município.
“Se tiver alguma rua com danos graves, gentileza fotografar, dizer o endereço completo e enviar no número da Secretaria de Infraestrutura: (77) 99999-2878”, comunicou o governo municipal.
Até o início da manhã desta segunda-feira, não havia registro de feridos nem de ocorrências graves relacionadas às precipitações.
As informações são do Bahia Notícias