Um fenômeno luminoso observado na noite de segunda-feira (27) chamou a atenção de moradores de diversas cidades da Bahia e de estados vizinhos. Um rastro de luz cruzando o céu foi registrado por câmeras e celulares, gerando grande repercussão nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver um objeto brilhante deslocando-se rapidamente, deixando um rastro intenso de luz antes de desaparecer no horizonte. Em alguns vídeos, o corpo parece se fragmentar, o que levou muitos a especularem que se tratava de um cometa ou de um meteoro.
Em contato com o Calila Notícias, o astrofotografista Alessandro Mota, natural do distrito de Bandiaçu, em Conceição do Coité, afirmou que o objeto se trata, na verdade, de lixo espacial de origem chinesa. Segundo ele, o fenômeno foi causado pelo corpo de um foguete lançado em 29 de junho de 2024.
“Nas últimas órbitas de lixo espacial mais prováveis de cair ontem à noite, só havia ele nas predições”, explicou Mota.
O especialista destacou ainda que eventos desse tipo têm se tornado mais frequentes em razão do aumento no número de satélites e equipamentos lançados em órbita nos últimos anos. De acordo com estimativas da Agência Espacial Europeia (ESA), mais de 30 mil fragmentos maiores que 10 centímetros circulam atualmente ao redor da Terra. Parte desses detritos acaba reentrando na atmosfera após o fim de sua vida útil, produzindo fenômenos luminosos semelhantes ao visto no céu baiano.
As informações são do Calila Notícias





