BAHIA

Operação policial no Recôncavo Baiano deixa 9 mortos e 5 presos após disputa entre facções

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na morte de nove homens e na prisão de cinco suspeitos na região da barragem de Pedra do Cavalo, em São Félix, no Recôncavo Baiano. A ação começou na terça-feira (11) após denúncias de moradores sobre a presença de homens armados na área, onde ocorria confronto entre facções rivais que disputam território nas cidades de São Félix, Cachoeira e Muritiba.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), todos os mortos e presos pertencem ao mesmo grupo criminoso, identificado como Bonde do Maluco (BDM). As identidades dos mortos não foram divulgadas.

Cronologia da operação

11 de novembro — início dos confrontos

Moradores relataram que homens armados circulavam na região de Pedra do Cavalo, onde foram ouvidas diversas trocas de tiros. As polícias Civil e Militar reforçaram o patrulhamento e houve confronto durante a madrugada, resultando na morte de um suspeito. Cinco homens foram presos durante a ação.

A Prefeitura de Muritiba orientou que os moradores permanecessem em casa devido aos tiroteios. Escolas, unidades de saúde e repartições públicas tiveram as atividades suspensas e foram reabertas no dia seguinte. Em Cachoeira e São Félix, os campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) também suspenderam as aulas.

12 de novembro

Dois homens morreram em confronto com a polícia em uma área de mata próxima à BR-101. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos foram baleados e encaminhados ao hospital de Muritiba, mas não resistiram.

Durante o cerco montado pelas forças de segurança, outras cinco mortes foram registradas. Segundo a SSP-BA, equipes foram atacadas pelos suspeitos, reagiram e localizaram cinco homens feridos, que morreram após serem levados para atendimento médico. Armas, carregadores e munições foram apreendidos, e o patrulhamento na região foi mantido de forma intensificada.

13 de novembro

Com o uso de tecnologia, as equipes localizaram um grupo estimado em 30 integrantes da facção. Um suspeito foi encontrado em uma área de mata próxima à barragem de Pedra do Cavalo. Houve confronto durante a tentativa de prisão, e o homem foi atingido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Uma pistola, carregador e munições foram apreendidos.

A SSP divulgou imagens feitas por drones mostrando suspeitos armados entrando em uma área de mata em São Félix. Nos registros, ao menos sete homens aparecem escondidos nas proximidades do Rio Paraguaçu e de uma rodovia.

Equipes de segurança localizaram e desmontaram acampamentos utilizados pelos suspeitos em uma área de mata entre São Félix, Cachoeira e Muritiba. O cerco permanece ativo para localizar outros envolvidos em crimes como tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, extorsão e corrupção de menores.

Com informações do G1 Bahia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo