Quatro policiais militares foram condenados a penas que variam entre sete e 33 anos de prisão por crimes de estupro e extorsão mediante sequestro cometidos em 2015, em Salvador. As sentenças, divulgadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) na quarta-feira (3), também determinaram a perda dos cargos e das graduações militares dos réus.
De acordo com a denúncia, Sergio Luiz Batista Sant’anna, Valter dos Santos Filho, Josival Ribeiro Ferreira e Pablo Vinicius Santos de Cerqueira utilizavam a função pública para praticar crimes durante atividades ostensivas na capital baiana. No dia 30 de novembro daquele ano, eles invadiram uma residência no bairro de Mussurunga II em busca de um homem que, segundo afirmavam, estaria envolvido com o tráfico de drogas. Os policiais exigiam R$ 5 mil para não conduzir a vítima à delegacia.
O alvo da abordagem não estava no imóvel, e a companheira dele foi rendida pelos agentes. Conforme o MP-BA, ela foi estuprada e obrigada a praticar outros atos libidinosos pelos então policiais.
Um dos réus recebeu a maior pena: 33 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de estupro e extorsão mediante sequestro. Outros dois foram condenados a 32 anos, três meses e 16 dias pelos mesmos delitos, todos em regime fechado. O quarto policial foi sentenciado a sete anos, nove meses e 26 dias, em regime inicialmente semiaberto, pelo crime de extorsão mediante sequestro.
Nenhum dos condenados poderá recorrer em liberdade.
Com informações do G1 Bahia





