Salvador aparece entre as cidades brasileiras com maior número de mortes de crianças por arma de fogo do país, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Os dados fazem parte da nova plataforma Futuro Exterminado, que monitora a violência armada contra crianças e adolescentes no país.
Segundo o estudo, ao menos 232 crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 17 anos, foram baleados em Salvador e na Região Metropolitana de Salvador (RMS) nos últimos três anos. Em média, o levantamento aponta que ao menos cinco jovens são atingidos por arma de fogo por mês na capital baiana e no entorno.
Entre as vítimas mapeadas, 152 morreram e 80 ficaram feridas. Ainda segundo a plataforma do Fogo Cruzado, desde 5 de julho de 2016, 1.985 crianças e adolescentes foram baleados nas quatro regiões metropolitanas monitoradas pelo instituto, sendo elas: Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém.
Desse total, Salvador e a Região Metropolitana concentram 12% das vítimas, com 232 casos registrados. À frente da capital baiana está Recife e sua região metropolitana, com 972 vítimas desde 2018. Em segundo lugar aparece a cidade do Rio de Janeiro e a Região Metropolitana, com 757 vítimas desde 2016.
A quarta cidade analisada foi, Belém, é a cidade com o menor número de registros, com 24 vítimas, considerando dados contabilizados desde 2023.
As informações são do Bnews





