BAHIA

Inmet emite alerta laranja para as 417 cidades da Bahia e coloca cinco municípios sob alerta vermelho

As 417 cidades da Bahia estão sob alerta laranja de chuvas intensas, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia na manhã desta terça-feira (24). O aviso é válido até a noite de sexta-feira (27).

Além do alerta laranja, os municípios de Caravelas, Ibirapuã, Lajedão, Mucuri e Nova Viçosa, todos no extremo sul do estado, estão sob alerta vermelho, que indica grande perigo.

De acordo com o instituto, nas cidades sob aviso laranja, o volume de chuva pode chegar a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet informou ainda que a maior parte do país tem previsão de chuva ao longo da semana. Na Bahia, os maiores acumulados devem se concentrar na região central, onde os volumes podem ultrapassar 150 milímetros em sete dias. Na faixa litorânea, a previsão é de tempo mais estável, com acumulados inferiores a 15 milímetros.

Desde o último sábado (21), o instituto vem emitindo alertas de chuvas intensas para o estado. No domingo (22), uma ponte desabou na BA-046, rodovia que liga o município de Iaçu ao povoado de Faustino. Segundo a prefeitura, o volume de chuva ultrapassou 150 milímetros em poucas horas, comprometendo a estrutura da ponte, que cedeu em um trecho asfaltado da via.

Até o momento, não há registro de pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas.

Em Ribeira do Amparo, a cerca de 270 quilômetros de Salvador, o início das aulas na rede municipal foi adiado por causa das fortes chuvas. Em 24 horas, o município registrou mais de 100 milímetros de precipitação. Imagens feitas por moradores mostram ruas alagadas e uma plantação de melão submersa.

A prefeitura informou que decretará estado de emergência no domingo (22). Em nota, a gestão explicou que a medida só entrará em vigor a partir dessa data porque o prazo para inserção no Diário Oficial do sábado já havia sido encerrado, já que o processo é realizado por empresa terceirizada.

Com informações do G1 Bahia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo