Os rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho (MG) chegarão à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, a partir do dia 15 de fevereiro.

A informação de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) consta no primeiro boletim de monitoramento especial do órgão sobre o Rio Paraopeba, um dos principais afluentes do Velho Chico.


Controlada pela Cemig (companhia elétrica de Minas Gerais), a Três Marias é a primeira instalada ao longo do São Francisco. A onda de lama percorre o local a uma velocidade de 1 km por hora, conforme o governo.

Segundo o site do O Globo, os cálculos feitos pelos técnicos do governo apontam que a lama chegará à usina entre os dias 15 e 20 do próximo mês.

Antes, a previsão era que a lama chegasse na região de São José da Varginha na noite dessa terça (29). Em seguida, a lama de rejeitos passará pela hidrelétrica de Retiro Baixo entre os dias 5 e 10 de fevereiro.

A previsão do governo, de acordo com O Globo, é que essa usina “amorteça” grande parte da lama de rejeitos que foi despejada no rio.

O CPRM informou que, diariamente, serão divulgados dois boletins de monitoramento com a previsão de chegada do início da água turva nos pontos de interesse ao longo do Paraopeba. A metodologia usada utiliza dados observados em campo e características da bacia hidrográfica.

O boletim é o primeiro documento do governo informando que a lama da barragem da Vale chegará ao São Francisco. Mais cedo, nesta segunda-feira, o secretário de Mineração do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, negou que os rejeitos chegariam a Três Marias.

No domingo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que o governo trabalhava com uma probabilidade baixa de que a onda de lama contaminar o São Francisco.

O número de mortos em decorrência do rompimento da barragem subiu para 60 nesta segunda.

Fonte: Correio

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp