A criação do Programa de Fisioterapia para Idosos em toda a rede estadual de saúde está prevista no Projeto de Lei nº 23.224/2019, apresentado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) pelo deputado Jurandy Oliveira (PP).   

                                 

Divulgação/AgênciaALBA

O parlamentar esclarece que a fisioterapia geriátrica tem como objetivo a promoção, manutenção, prevenção e recuperação das mudanças fisiológicas e biomecânicas, ocorridas pelo processo de envelhecimento. Dentre elas, afirma o progressista, estão a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, a perda da força muscular, da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio e da mobilidade articular.  

                                      
Oliveira argumenta que, nos últimos 20 anos, “muitos estudos têm comprovado que a prática de exercícios físicos para idosos – devidamente planejados e dirigidos por profissionais habilitados – diminui fatores de risco de todas as causas de morte e morbidade”. Exemplos disso, ressalta o deputado, são o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC), influenciados positivamente.       

                                
O decano da Casa Legislativa frisa que faz parte do cotidiano dos fisioterapeutas alertar os pacientes sobre como prevenir quedas, quais atividades físicas e funcionais são mais indicadas, que tipos de exercícios respiratórios e técnicas de relaxamento podem trazer alívio. O deputado reforça o conceito de que “o melhor cuidado é a prevenção, e a fisioterapia é uma estratégia preventiva sempre”. 


 Jurandy Oliveira pede o apoio dos pares para aprovação de sua iniciativa, por entender que o projeto defende a importância da saúde: “É preciso valorizar o bem-estar físico, mental e social dos idosos, homens e mulheres que muito contribuíram para o país e que agora devem ter como garantia do poder público uma melhor qualidade de vida “, finaliza.       

Fonte: AlBA