Pessoas interessadas em adentrar o universo da música sinfônica, sem necessariamente serem instrumentistas ou terem conhecimento prévio no assunto, podem fazer duas diferentes jornadas de conhecimento com músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), numa promoção do Teatro Castro Alves (TCA). Em “A música e os seus segredos: conhecendo a vida e a obra de compositores da música clássica”, a professora Karina Martins Seixas apresenta as trajetórias de grandes mestres. Em “A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica”, Alexandre Loureiro compartilha conteúdos para desenvolver a apreciação musical consciente. Os dois cursos, que são gratuitos e acontecem na Sala do Memorial do TCA, terão inscrições abertas a partir do dia 10 de fevereiro e serão realizados de março a junho.

A música e seus segredos: conhecendo a vida e a obra de compositores da música clássica


Para conhecer a trajetória de vida de grandes mestres compositores da música erudita e suas principais obras, o curso tem duração de três meses e meio, com um encontro a cada semana.
Serão duas diferentes turmas, com um total de 40 vagas: uma turma às terças e outra às quintas-feiras, a partir de 3 e 5 de março, sempre das 19h às 21h, até o mês de junho. As inscrições são gratuitas, abertas a quaisquer interessados maiores de 18 anos, e devem ser feitas presencialmente, no TCA, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro (segunda a quarta), das 9h às 12h, para preenchimento de um questionário. Na segunda etapa, os selecionados serão comunicados por e-mail para confirmar presença no curso e, assim, efetivar a matrícula.
Karina Martins Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a Osba desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2010.

A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica

Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a apreciação musical consciente.
Serão duas diferentes turmas, com um total de 50 vagas: uma turma às segundas e outra às quartas-feiras, a partir de 9 de março, sempre das 19h às 21h, até o mês de junho. As inscrições são gratuitas, abertas a quaisquer interessados maiores de 18 anos, e devem ser feitas através de formulário disponível em http://bit.ly/linguagemmusical2020, até 14 de fevereiro ou até esgotamento das vagas. Os selecionados serão posteriormente comunicados por e-mail.

O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.

SERVIÇOS DOS CURSOS

A música e os seus segredos: conhecendo a vida e a obra de compositores da música clássica
Com: Karina Martins Seixas
Onde: Sala do Memorial do Teatro Castro Alves
Inscrições: 10, 11 e 12 de fevereiro de 2020, 9h às 12h, no Teatro Castro Alves
Inscrições realizadas apenas presencialmente – sujeitas a esgotamento das vagas
Aulas: março a junho de 2020
Turma 1: terças-feiras, 19h às 21h, a partir de 3 de março de 2020
Turma 2: quintas-feiras, 19h às 21h, a partir de 5 de março de 2020
Quanto: Gratuito

A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica
Com: Alexandre Loureiro
Onde: Sala do Memorial do Teatro Castro Alves
Inscrições: até 14 de fevereiro de 2020 pelo link http://bit.ly/linguagemmusical2020
Inscrições realizadas apenas pela internet – sujeitas a esgotamento das vagas
Aulas: março a junho de 2020
Turma 1: segundas-feiras, 19h às 21h, a partir de 9 de março de 2020
Turma 2: quartas-feiras, 19h às 21h, a partir de 14 de agosto de 201911 de março de 2020
Quanto: Gratuito

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp