Milhares de moradores de Nordestina e municípios vizinhos foram atendidos nas primeiras horas da Feira Cidadã, aberta na manhã desta quinta-feira (5). O evento, que oferta serviços gratuitos de saúde e cidadania, segue até esta sexta-feira (6), na Avenida Luís Eduardo Magalhães, em frente ao Ginásio de Esportes.

Foto: Elói Corrêa/ GOVBA

Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Feira deve atender, nesta edição em Nordestina, cerca de 10 mil pessoas. “Esta é a 52ª edição da Feira e a segunda de 2020. Nordestina é um município carente do semiárido e um evento como esse ajuda muito a população local e também de cidades adjacentes”, destacou o coordenador da Feira, pelas VSBA, Edvaldo Gomes.

O público tem acesso a consultas oftalmológicas e odontológicas e, ainda, a exames como ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x do tórax e preventivo. Também serão ofertados serviços de emissão da primeira e segunda vias de RG, CPF e antecedentes criminais. Espaços Nutricional e de Beleza, bem como brinquedoteca, também integram a estrutura do evento.

Foto: Elói Corrêa/ GOVBA

A técnica de enfermagem Edinaide Reis aproveitou a oportunidade para atualizar os óculos. “Ainda deu tempo de aferir pressão e ver a glicemia”, completou.

Os pacientes que passarem por exames e tiverem detectada a necessidade de realização de uma cirurgia de catarata serão submetidos ao procedimento já nos próximos dias 07, 08 e 09, no Hospital Municipal Dr. Otto Alencar.

Foto: Elói Corrêa/ GOVBA

O prefeito de Nordestina, Erivaldo Soares, fez questão de parabenizar a realização do evento na cidade. “Não só moradores de Nordestina serão beneficiados. Muita gente da região já chegou aqui e vai poder botar a saúde em dia. É uma iniciativa muito bacana do governo estadual”, elogiou.