O secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, disse em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta sexta-feira (27), que os casos de coronavírus no estado devem aumentar significativamente nas próximas duas ou três semanas e a epidemia está em fase inicial no estado. Ele já havia afirmado isso um pouco antes do cancelamento da Micareta de Feira, citando um estudo comparativo que mostra a progressão de casos de coronavírus em outros países. 

De acordo com o secretário estadual, o ideal é que as cidades que apresentam casos da doença continuem seguindo as orientações de restrição decretadas pelo governo, como é o caso de Feira de Santana. Ele frisou que a cidade tem a vantagem de ter uma geografia menos verticalizada e isso é positivo no que tange a proliferação do vírus, mas as pessoas devem permanecer em casa. Ele pediu que o poder municipal atue de forma mais enérgica para manter o isolamento social.

Quarentena

Sobre o isolamento social e o estado de quarentena que os municípios estão adotando para evitar a disseminação do coronavírus, o secretário salientou que as orientações do governo do estado são pontuais e dependem de como está o número de casos da doença em cada cidade. Ele opinou acha que a sugestão de 30 dias de quarentena é um período insuficiente para os municípios que apresentam casos de covid-19.

“Essa orientação não é irrestrita, não é generalizada para o estado da Bahia e quem não tem caso confirmado de coronavírus não tem porque adotar medidas de fechamento de comércio, rodoviária, suspensão de transporte intermunicipal. Mas, se quiser minha impressão, eu acho que 30 dias de quarentena será pouco para os locais que apresentam casos”, disse.

Fonte: Acorda Cidade