Como contribuição para a força-tarefa coordenada pelo Governo do Estado no combate à expansão do novo coronavírus, o Senai Cimatec, em parceria com as empresas Atos e Nvidia, está disponibilizando, a partir desta segunda-feira (30), acesso a um supercomputador para pesquisadores da Bahia e do Brasil. Com isso, universidades, centros de pesquisa e startups que queiram pesquisar e rodar modelos computacionais referentes ao Covid-19 terão acesso ao supercomputador, sem custo, além de suporte técnico.

Segundo o gerente executivo de Computação do Senai Cimatec, Adhvan Furtado, a computação de alto desempenho permite, dentre outras coisas, a análise do sequenciamento de genomas, correspondência de genomas com todos os genomas já conhecidos pela comunidade, análise de mutações, assim como drogas específicas que podem interagir com as proteínas presentes nesse genoma.

“Montamos uma nova estrutura no Senai Cimatec para esta ação, ampliando ainda mais nosso poder de computação de alto desempenho, uma vez que já tínhamos o segundo maior centro de supercomputação da América Latina”.

De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, “a disponibilidade de um supercomputador para nossos pesquisadores e cientistas vai ampliar o nosso poder de combate ao Coronavírus. Portanto, esta iniciativa é imprescindível para a busca da cura e da vacina, além do tratamento e controle desta doença. Nosso Senai Cimatec possui uma infraestrutura robusta de poder computacional, com supercomputadores  conectados em redes de alta velocidade e alta tecnologia de refrigeração para obtenção de resultados rápidos. Então temos que agradecer ao Senai Cimatec e aos parceiros Atos e Nvidia por colocarem este centro a serviço da nossa comunidade científica”.

Qualquer pesquisador ou startup com base tecnológica que necessite de recursos computacionais para acelerar seus resultados poderá solicitar apoio, preenchendo um formulário simples no site https://hpc2covid19.fieb.org.br. Junto com esse acesso, será disponibilizado apoio para o uso do ambiente de supercomputação, suporte para compilar código, execução, seleção de bibliotecas e atividades que possam acelerar a obtenção de resultados.

“O Senai Cimatec está desenvolvendo diversas ações como forma de colaborar na luta contra a expansão do novo Coronavírus. Criamos uma unidade de envase de álcool líquido 70%, estamos reparando respiradores mecânicos que recebemos com defeito e devolvendo funcionando para unidades de saúde. Também estamos adquirindo máquinas para a realização de testes de PCR, que podem detectar se um paciente com suspeita da Covid-19 tem ou não o vírus. Adicionalmente, no âmbito da FIEB, estamos liderando uma rede de doadores do setor empresarial baiano para a compra emergencial de mais de 100 novos respiradores mecânicos.”, elencou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban.