O túnel de desinfecção, cedido nesta terça-feira, 12, ao Martagão Gesteira pelo Senai-Cimatec, ajudará o hospital a combater a transmissão e contágio do coronavírus na instituição. O equipamento oferecerá mais segurança para os profissionais de saúde que atendem pacientes diagnosticados com covid-19.

Atualmente, o hospital, que há 55 anos é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste, passou a atender também crianças com covid-19. “Essa pandemia tem sido um desafio para toda a humanidade. Seu enfrentamento exige a união de todos. Esse gesto do Senai Cimatec é a prova material de que estamos no caminho certo. O Martagão tem adotado todas as medidas necessárias para combater a pandemia. Deveremos vencer esse desafio”, ressalta o presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantendora do Martagão), Carlos Emanuel Melo.

Os túneis têm formato de um corredor de 2,5 metros, por meio do qual o profissional de saúde atravessa, ao final do seu expediente e antes da retirada do Equipamento de Proteção Individual (EPI), para desinfecção. Cada equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que realizam o processo de nebulização de uma solução de hipoclorito.

“Este equipamento é importante para dar mais segurança aos profissionais que estão na linha de frente, desenvolvido sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, que é pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. Agora os profissionais do Martagão Gesteira podem trabalhar de forma mais tranquila, sabendo que estão mais protegidos”, ressalta o secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro.

Parte do risco de contaminação dos profissionais da área de saúde ocorre quando ele vai se desparamentar. Ao atravessar o túnel de desinfecção e receber o spray, o profissional consegue retirar estes equipamentos de proteção individual sem correr o risco de se contaminar.