Apresentar a linha de Crédito Coopergiro, capital de giro para as agroindústrias familiares, operacionalizada por meio de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR),  vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), foi o objetivo da Oficina Coopergiro, realizada, nesta sexta-feira (11), por meio de plataforma digital.  

A ação fez parte da programação técnica da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até o próximo (13), no site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br.  

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a expectativa é que essa linha de crédito gere bons resultados para as cooperativas. Ele destacou a importância de ações em parceria, com instituições como a Desenbahia: “Estamos fazendo história com essa linha de crédito criada para o capital de giro das cooperativas, viabilizando o funcionamento de dezenas de agroindústrias familiares, ajudando a mudar a vida das pessoas. A gente sente isso quando vê os produtos, como a pasta de castanha da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), que foi uma das primeiras cooperativas a acessar essa linha de crédito”. 

Na oficina, foram apresentados os aspectos relativos ao acesso ao financiamento como: taxa de juros, teto, formas de pagamento, prazo, garantias, quais as condições para se acessar e o fluxograma do processo. 

Moises Matos, analista de Desenvolvimento da Desenbahia, responsável pela análise e aprovação das solicitações do crédito, observou que o crédito tem um papel muito importante para dinamizar a agricultura familiar, e que a Desenbahia, juntamente com a CAR, veio desempenhar esse papel fundamental para as cooperativas e associações de produção agropecuária: “Com a Oficina, tivemos a oportunidade de divulgar a nossa união em prol desse setor, que produz e leva o alimento às nossas famílias. O debate nos mostrou que estamos no caminho certo, e que, em 2021, com os esforços, e cada vez mais unidos, iremos aprovar mais capital de giro, num volume maior de recurso e com mais agilidade”. 

O objetivo da Coopergiro é apoiar o Cooperativismo no estado da Bahia, por meio do financiamento de capital de giro, para que empreendimentos agroindustriais da agricultura familiar possam dinamizar seu negócio.