O ano letivo continnum pedagógico 2020/2021 da rede estadual de ensino tem início, nesta segunda-feira (15) de forma remota, com uma aula magna, às 8h30, por meio de transmissão ao vivo pelo canal da Educação Bahia no Youtube (https://bit.ly/3vmTur6) e TV Educa Bahia.

A atividade contará com uma mensagem do governador Rui Costa e com as presenças do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes e seus familiares. As aulas vão começar, inicialmente, na modalidade 100% remota, por conta do agravamento da pandemia do Coronavírus.

Foto: Darlan D Ouro

A aula inaugural, mediada pelo jornalista e apresentador da TVE Raoni Oliveira, será um momento de acolhimento e uma oportunidade de os estudantes conferirem mais informações sobre as atividades pedagógicas que serão desenvolvidas no ano letivo 2020/2021 e os recursos tecnológicos a serem adotados, visando garantir o direito de aprender de todos. Os participantes contarão, ainda, com apresentações culturais de música, dança e poesia de estudantes da rede estadual, além da exibição de um vídeo sobre o legado de Paulo Freire, no ano em que a rede estadual comemora o centenário do educador.

Antes do início das atividades do ano letivo, os professores e gestores participaram da Jornada Pedagógica Paulo Freire, realizada virtualmente entre 8 e 12 de março, com o objetivo de concluir o planejamento pedagógico do ano letivo continuam 2020/21 que havia sido iniciado na pré-jornada pedagógica, ocorrida na semana anterior. Nesta edição, a jornada pedagógica teve como inspiração a trajetória do educador Paulo Freire, pelo reconhecimento da sua relevância como educador e filósofo na construção de uma prática educacional dialógica, pública e de qualidade para todos.