Pegando parte da população de surpresa, o Governo do Estado da Bahia alterou a forma de acesso ao Diário Oficial do Estado, portal que traz todas as informações relacionadas aos poderes e secretárias da Bahia. A mudança no portal foi realizada na última semana, com a desativação do antigo site em 5 de maio.

Antes, a página era de fácil acesso. Bastava entrar no portal e consultar os atos do executivo e das secretárias estaduais, como contratos, decretos e nomeações. Agora, para acessar as informações, é necessário fazer um cadastro com dados como o número do CPF, site, número do telefone fixo e celular, data de nascimento e até mesmo o endereço residencial completo. Depois de todo esse processo, a pessoa ainda deve aguardar um e-mail de confirmação do cadastro para finalmente ter acesso ao DOE.

Na contramão do que foi feito pelo Executivo, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) manteve fácil o acesso ao site e informações do poder.

Questionada pelo portal de notícias Bnews, a Empresa Gráfica da Bahia (Egba), responsável pelo Diário, afirmou que as mudanças foram necessárias para melhorar o acesso às informações. Além disso, a Egba também afirma que deve reduzir, nos próximos dias, a quantidade de exigências para fazer o cadastro no DOE. A redução está prevista para a próxima terça-feira (11).

“É importante ressaltar que a inclusão do cadastro tem por objetivo melhorar a segurança das informações contidas no acervo do Diário Oficial do Estado, evitando atuação de hackers e indisponibilidade de dados”, disse em nota.

A postura vai contra ao que é pregado pelo governador Rui Costa (PT), crítico do presidente Jair Bolsonaro e do tratamento do Governo Federal com os profissionais da imprensa, que agora também terão dificuldades em acessar informações que são de interesse público sobre assinaturas de contrato, gastos de dinheiro público e nomeação de cargos.

Fonte: Política ao Vivo